Bê-á-bá da Liderança 1/3 – Liderança

Como se diz na brincadeira, “todo início tem um começo”, não é mesmo?

Iniciamos hoje a Série Bê-á-bá da Liderança, que terá apenas três posts. Neles, abordaremos três conceitos importantes: de Liderança, de Líder e de Liderado. A compreensão desses conceitos é importante para que você, como um líder ou gestor, exerça a liderança de forma eficiente.

Liderança

Para ilustrar o conceito de Liderança usarei um texto muito conhecido, tirado do livro de Mateus, na bíblia. Nesse texto Jesus disse:

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém“.

Liderança é um processo. É o processo para atingir um determinado objetivo, dentro de um prazo, através da influência na organização e condução de pessoas para a execução de atividades para esse fim. Então, o processo de liderança pressupõe que há três pontos importantes:

Objetivo

Objetivo é o propósito a ser alcançado. Jesus deu dois objetivos: Fazer discípulos e ensinar a guardar o que tem sido ensinado.

Sem objetivo não há processo de liderança, porque não se terá rumo a seguir, local a chegar ou meta a ser atingida.

Se você está em um processo de liderança, qual é o seu objetivo? As pessoas que estão sob sua liderança podem confiar que você sabe qual é o objetivo que vocês precisam alcançar?

Prazo

Todo processo de liderança tem um prazo para conclusão. Pode ser curto, médio, longo ou indeterminado. O prazo estabelecido por Jesus foi indeterminado. Qual é o prazo para alcançar o objetivo no processo de liderança pelo qual você é responsável? É longo, curto? Indeterminado? Pense sobre isso.

Defina um prazo para não cair na tentação de empurrar com a barriga, ou seja, “depois eu faço”, “depois eu corro atrás”, “ainda tem tempo”… Isso é muito ruim no processo de liderança porque pode desanimar a você, como líder, mas principalmente sua equipe, que depende da sua liderança.

Dica: Se o objetivo requer um tempo não definido, estabeleça prazos periódicos de revisão. Quem sabe a cada mês, ou a cada semana. Assim pode medir o progresso e ajustar a rota.

Pessoas

Todo processo de liderança pressupõe que o objetivo, no prazo dado, não poderá ser alcançado sem que haja participação e colaboração de pessoas. Ao dizer, “fazei discípulos”, Jesus ensinou que os discípulos precisariam de pessoas que fossem instruídas – como eles o foram – para atuarem unidos e coordenados em prol do objetivo. Se você exerce um papel de liderança, lembre-se que liderança não é fazer sozinho, mas conduzir pessoas para fazerem juntos.

Mas como se dá essa condução?

Através da influência. Jesus disse Ele mesmo estaria junto nessa tarefa. Sua influência os conduziria na empreitada. Então, meu amigo gestor, empresário, coordenador, supervisor, líder de equipe… Liderança é um processo que conduz pessoas (sua equipe), através da sua influência como líder, para atingirem o objetivo.

Pense nisso!

Gostou desse post, então siga-nos nas nossas rede sociais.

Edson Araújo Filho.

2 comentários sobre “Bê-á-bá da Liderança 1/3 – Liderança

  1. Pingback: Bê-á-bá da Liderança 2/3

  2. Pingback: Bê-á-bá da Liderança 3/3 – Líder