Tecnologia para Recrutamento e Seleção

 

Por Edson J. Araújo Filho

Recrutamento e Seleção

Segundo artigo publicado no Portal Sebrae, recrutar é “buscar no mercado candidatos com qualificação ou com potencial para ocupar uma vaga em aberto, para a realização de um processo seletivo”. Seleção é “analisar os candidatos e escolher os que apresentam as melhores condições para ocupar a vaga” (leia o artigo aqui).

O Processo de Seleção e Recrutamento é um grande desafio para empresas de todos os segmentos. Não importando seu tamanho, elas aplicam recursos para contratar os melhores profissionais para o seu time. O desafio é fazer com que os valores aplicados não sejam apenas custos e sim investimentos na gestão de pessoas. O processo de seleção e recrutamento têm dois vetores. O Tempo e a Assertividade.

O Tempo

Quanto mais ágil for o processo, menos recursos são aplicados com pessoal alocado para o processo e com a disponibilização de ambiente e de material. Além disso, o retorno que o contratado trará com seu trabalho será acelerado e o prejuízo que sua ausência está gerando será estancado. Na seleção e recrutamento, tempo é dinheiro.

A Assertividade

Equilibrar a agilidade (tempo) com o recrutar certo (assertividade) é importantíssimo no processo de recrutamento e seleção. Se por um lado selecionar rápido otimiza o uso dos recursos, selecionar mal potencializa os custos. Não apenas porque será necessário fazer o processo quase que por inteiro novamente (divulgação da vaga, atendimento a candidatos, aplicação de testes, etc.), mas porque outros custos foram aplicados após a seleção e recrutamento, como treinamento, por exemplo.

Ponto de Equilíbrio

O ponto de equilíbrio entre tempo e assertividade não é algo tão perceptível. Pular etapas ou torna-las rápidas demais é pressa e não agilidade. Mas há muitos processos de recrutamento e seleção que possuem etapas desnecessárias, com a justificativa da busca pela assertividade. Noutros casos, as etapas são justificáveis, mas não são ágeis. Por exemplo, entrevistas feitas sem relatórios e informações que norteiem as perguntas aos candidatos. Muito tempo também é perdido com preenchimentos de formulários, aplicação de testes, dinâmicas de grupo e simulações situacionais, entre outras atividades – algumas das quais já são até ultrapassadas.

Não há dúvida, assertividade tem peso maior que o tempo, pois se o tempo for longo, mas a assertividade também for alta, o custo tempo é convertido automaticamente em investimento. Sendo assim, a assertividade na escolha do futuro colaborador precisa ser potencializada. Mas como?

Tecnologia a seu favor

Empresas modernas usam a tecnologia a seu favor, quer no chão de fábrica, no setor de logística ou no atendimento ao cliente. Não pode ser diferente na hora de contratar. A tecnologia para recrutamento e seleção deve ser sempre uma aliada nos processos. Um bom sistema de captação de currículos, canais adequados de divulgação, facilidade para que interessados se candidatem às vagas são exemplos de processos onde a tecnologia para recrutamento e seleção faz diferença.

Tecnologia de Análise Comportamental

Há muito se aplicam testes comportamentais no processo seletivo. Alguns, infelizmente, sem nenhuma segurança científica. E na maioria das vezes os testes são aplicados sob a pressão de um processo de recrutamento, quase sempre sem uso da tecnologia como ferramenta a seu favor.

Aplicar modelos de análise comportamental já é possível antes mesmo de iniciar um processo de recrutamento e seleção, quando o resultado espelhará com muito mais clareza as informações sobre o candidato, sem o fator estresse interferindo.

O uso da tecnologia para recrutamento e seleção, especialmente quando aliada à tecnologia de análise de dados comportamentais, elimina ou agiliza etapas, poupando tempo e também aumentando a assertividade, compatibilizando perfis de candidatos mais aderentes às necessidades da vaga oferecida, indo além de simplesmente comparar os conhecimentos técnicos, acadêmicos e de experiência profissional exigidos para a vaga.

 

Saiba mais sobre nossas soluções em Tecnologia para Recrutamento e Seleção aqui.