Como é seu processo de colocar suas ideias no texto?
Minhas ideias se expandem quando começo a escrever. Não é prático, porque tenho que reescrever ajustando a ideia inicial com as novas. Por vezes, várias vezes!
Escrevo uma coluna semanal para uma rádio, um post por semana para o IN, fora palestras e cursos que dou. Há quem escreva bem mais “de boa”. Não eu. Precavido, anoto as ideias e vou escrevendo o texto ao longo de vários dias, às vezes semanas.
Geralmente tenho 4 ou mais textos em desenvolvimento ao mesmo tempo, iniciados em momentos distintos, claro. Facilita muito pois tenho sempre um texto praticamente finalizado.
Às vezes surge um assunto de bate-pronto que quero publicar no dia, para não perder o “time”. Nem sempre dá certo. Foi o que aconteceu. Queria escrever um artigo, que geralmente é mais longo que um post. Não deu. E como não quero ficar sem publicar hoje, resolvi falar sobre isso, que há muito já estava pensando em fazer. Meu jeito é esse:
1) Gosto de criar um desenho (mapa-mental) da ideia antes de escrever: Por ter facilidade para desenhar, mapas mentais me ajudam bastante. Talve seja uma boa técnica para você;
2) Se as ideias fervilham, não paro de escrever mesmo que conflitem. Melhor não publicar e revisar depois que perder uma ideia;
3) Sempre tenho uma carta na manga ou alguns textos em fase final: Nunca é demais ser precavido. Às vezes não se tem o texto completo, mas o tema. Anoto para lembrar depois e ir amadurecendo as ideias.
Mas não podemos nos esquecer que o processo criativo é individual. Cada um tem o seu processo de escrita. Alguns são rápidos, outros precisam amadurecer o texto antes de colocar no papel. Por isso a criatividade é linda!
Qual é o seu jeito?